Explicar o comportamento humano é umas das principais buscas da neurociência. Assim como perceber e compreender os instintos do homem e suas ações, pela emoção ou pela razão, na hora de comprar, consumir e possuir. A neurociência traz para o mercado de publicidade as técnicas para bem compreender o comportamento do consumidor e, assim, atingi-lo da forma mais eficaz.
Ciente disso, a Atitude Educação Executiva, nos dias 7 e 8 de outubro, trouxe o Professor e Mestre da ESPM, Pedro Calabrez, com o curso “Neurociências e o Consumo”, no auditório do Grupo Prix. No curso, Pedro explicou como a neurociência pode ajudar o profissional de publicidade e propaganda a se posicionar melhor, de acordo com o comportamento do consumidor.
Segundo Pedro, o neurônio funciona como uma unidade de comunicação no nosso cérebro. Em determinado momento, explicou o porquê da exploração dos sentidos na publicidade: “O marketing sensorial está diretamente ligado à produção de emoção, que, por sua vez, gera conexões cerebrais fortíssimas em diferentes partes do cérebro” – e isso faz com que o cérebro memorize informações de forma mais duradoura. Daí relevância das técnicas de neurociência para o branding.
O diretor executivo da Prisma Propaganda, Marco Machado, que participou do curso, manda seu recado: “Entender como se comporta o consumidor em relação ao momento de compra é de fundamental importância para empresas que desejam ter sucesso com seus produtos e serviços”.
“A neurociência ajuda os profissionais de Propaganda e Marketing a serem mais assertivos em campanhas e ações destinadas a captar a atenção do cliente, provocar a retenção da mensagem e transformar esses dois pontos em uma boa venda. Como não existe “receita de bolo” ou conduta estereotipada para o comportamento do consumidor, até porque somos indivíduos, a melhor maneira de conseguir transformar o cliente em consumidor de um produto ou serviço é a utilização de técnicas científicas de agrupamento por tendências de comportamento”, complementa Marco, que acredita que esse curso é um bom início para trilhar um caminho sem volta, que é o de adquirir mais conhecimento sobre o seu público alvo.