Esta é uma pergunta com resposta complexa. Todo dia, vemos o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) falando de empreendedorismo, incentivando e capacitando os micros empresários, promovendo cursos e consultorias. É uma entidade de fomento, só que, ao mesmo tempo, transmite uma sensação de que montar ou empreender é algo fácil e acessível a todos.

Com a geração de empregos formais em queda, a informalidade e o empreendedorismo passam a ser uma condição natural, uma alternativa para a obtenção de renda. Agora, dá para dizer que é possível preparar as pessoas a empreender? As evidências indicam que esta é uma tarefa difícil de se ensinar, mas não é impossível transmitir vivências, experiências e conhecimentos.

Segundo o professor Silvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco e fundador do Porto Digital, “ensinar a empreender envolve, no mínimo, criatividade, inovação e investimento, e não parece ser algo facilmente traduzido para o ambiente de ensino clássico”. Portanto, o ambiente de sala de aula não me parece o local indicado para aprender lições de empreendedorismo.

Hoje, há uma legião de pequenos empreendedores que, de forma heroica, se arriscam em montar seus próprios negócios, mesmo que em atividades nunca antes navegadas. E até quando já existe alguma experiência anterior, como o fato de ter trabalhado como empregado do setor, gerir o próprio negócio é aventurar-se no desconhecido, é conviver com o risco, com a imprevisibilidade e a insegurança do negócio não funcionar.

As escolas de negócios pelo mundo estão atentas, introduzindo um ingrediente prático, voltado para o mercado, mostrando o que funcionou, os cases de sucesso, mas estão também em alerta aos fracassos, insucessos e a diversos fatores que acabam tornando-se verdadeiras armadilhas para quem está começando. Talvez a maior lição aqui seja a de que é preciso tentar sempre e levar em consideração o talento individual para gerir negócios e pessoas.

Fernando Manhães,


É o Diretor do Grupo Prix e professor do curso de Comunicação Social da UFES