Início de um novo ano, aumento dos casos de Covid-19, H3N2 bombando e o medo do inesperado também aumenta. Muitos têm se perguntado: e, aí? O que podemos esperar de 2022? Vamos passar por tudo de novo? Vamos repetir 2020 e 2021?

Certamente não será um ano fácil. Além da crise global de saúde, outros fatores como as eleições, junto às incertezas e às discussões políticas (“lado A/ lado B”, terceira via?), e diversos outros assuntos em pauta têm gerado muitas dúvidas.

Apesar disso, tem muita coisa acontecendo no mundo. Empreendedores e empresas não pararam de desenvolver novas ideias e produzir novos produtos e serviços. As Big Techs junto às Agrotechs, Fintechs, Construtechs e todas as “techs” estão aí para provar que não dá pra ficar parado e que apesar de tudo é possível. Tem muita coisa rolando: NFT, Metaverso…O mundo não parou. E por que você vai ficar parado?

Estamos mais “calejados” com a Covid. Apesar de ela se manter presente, com diversas mutações, nós também nos transformamos ao longo desse tempo. Aprendemos a lidar com a pandemia, a saber nos recolher, a trabalhar em home office, híbrido, horários flexíveis, fazer reuniões virtuais e usar álcool em gel no dia a dia (pelo menos a maioria). O que era um desafio em 2020 já se tornou rotina.

Li recentemente, por acaso no LinkedIn, uma frase da Taise Miranda, que leu o livro Organizações Infinitas do Junior Borneli (Startse), Piero Franceschini (Startse) e Cristiano Kruel, e me identifiquei muito. Acho importante compartilhar: “Inovação é simplicidade, é estar aberto ao erro e aprender com ele! Permita-se, só assim você alcançará o progresso por meio da diversidade! “É preciso divergir para convergir” e muita coragem para enfrentar os anticorpos do conforto da segurança da certeza e não da dúvida”.

Portanto, vamos enfrentar os anticorpos do conforto da segurança e fazer diferente. Não fique na inércia ou esperando o que vai acontecer. Vamos agir em meio a esse mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Aqui na Prisma Inteligência de Marketing estamos com esse dever de casa. Não queremos repetir os anos anteriores. Queremos fazer ainda melhor.

Vamos discutir mais sobre isso esse ano? Convido a você a estar conosco!

Raquel Rampon é sócia e diretora da Prisma Inteligência de Marketing