Não há mais como negar: criatividade não põe mais mesa. E tratar a massa como massa não dá mais certo. A grande potencialidade da publicidade, hoje, é tratar um indivíduo como único, porém, num cenário coletivo. Este desafio exige uma nova postura do profissional de publicidade.
Não basta ser criativo; deve-se buscar mais a técnica, a informação e a ousadia. E na busca dessa profissionalização é que a Atitude Educação Executiva promove, no Auditório do Grupo Prix, o Workshop de Criação com o professor da Miami Ad School, Pedro Pletitsch.
E conforme o artigo escrito pelo Pedro, já adianta um conselho: “Converse cada vez mais com os consumidores antes de sair criando. Se isso sempre foi importante, agora é fundamental. As melhores ideias estão nas palavras deles. Vai se dar melhor quem souber dar uma forma criativa para esse conteúdo”.
O diretor de criação da Prisma Propaganda, Hilton Monteiro, defende a ideia de que um bom profissional hoje é o mais ousado dentro de suas possibilidades. “A tendência é massificar. E a publicidade deve fugir disso, ainda mais hoje que o cliente tem cobrado muito mais. Devemos fugir do óbvio. Buscar formatos e ideias inovadoras. A publicidade brasileira tem se distanciado da sua característica mais marcante, que era usar o humor pra causar o impacto. Está cada vez mais careta”, criticou Hilton.
E tem consciência da situação do mercado capixaba: “O problema do ES é financeiro. Os grandes clientes fazem sua publicidade com agências de fora, porque têm mais respeito por elas. Aquela coisa de “santo de casa não faz milagre”, sabe? Os profissionais daqui do estado têm pouca experiência, e isso influencia num bom trabalho sim. As agências precisam ser mais profissionalizadas, precisam fazer uma comunicação mais globalizada. E quem tem que buscar esse diferencial é o publicitário. Não dá pra se contentar com as fórmulas prontas, precisam ter criatividade, técnica e ousar sempre”, garantiu Hilton.
O workshop de criação trará a experiência de um criativo que buscou suas referências nos grandes centros do país, e também fora dele. Essa vantagem de ter contato com quem vem de um grande mercado é apenas um dos motivos de que você não pode perder o curso. De 19 e 26 de novembro, no Auditório do Grupo Prix, pela Atitude Educação Executiva. Inscrições com desconto até sexta-feira, dia 11.