As empresas, ao longo do tempo, têm procurado melhorar o desempenho de seus colaboradores com diversas ações de endomarketing. Entendemos como endomarketing as ações voltadas para os seus funcionários, dentro ou fora da empresa. São atitudes patrocinadas pelas companhias e, na maioria das vezes, de iniciativa da área de recursos humanos ou até mesmo da alta direção.

Nada contra, só que, em muitos casos, essas ações são interpretadas pelo pessoal da casa como chapa branca e podem ser mais interessantes para a empresa do que para seus próprios funcionários.

A exemplo do que já acontecia no passado com os times de futebol formado pela galera peladeira, o apoio da empresa se dava com o fornecimento exclusivo das camisas para o time. Hoje, tem surgido várias modalidades de formação de grupos por áreas de interesse, que envolvem a galera de um setor ou outro, como juntar a equipe do comercial com a da contabilidade. E, por que não, o grupo de operários ao da direção da empresa?

Um bom exemplo disso são as versões dos blocos de carnaval que desfilam pelas ruas, passando pelas escolas de samba e chegando aos camarotes da avenida. Um representante bem-sucedido é o bloco pernambucano do Real Hospital Português de Recife, o já tradicional “Segura a Seringa”, criado pelos funcionários há mais de 22 anos, e que faz parte do calendário oficial da folia. Para muitos, a folia da firma está garantida. Lógico que tudo é muito bem cuidado e trabalhado para se evitar os excessos, pois envolve consumo de bebida, exposição nas redes sociais e risco à segurança pessoal.Mas nem por isso deixa de ser uma grande oportunidade para integrar as equipes.

Outro exemplo, no esporte, são as corridas de rua que crescem pelo Brasil afora. Aqui mesmo no Espírito Santo, a corrida “10 Milhas Garoto” é o maior evento de rua do Estado e o que mais desperta a formação de grupos de corredores que iniciam os treinamentos com grande antecedência, e trabalham, no ato de correr, valores indispensáveis a um bom colaborador.

Além disso, a própria “10 Milhas” é um exercício de endomarketing, pois envolve centenas de funcionários da própria empresa que se comprometem o ano todo para sua realização, além de formar seu próprio time de corredores. Assim, como no carnaval ou no esporte, a ordem é o engajamento. Easempresas estão cada dia mais atentas às oportunidades.

Fernando Manhães,


É o Diretor do Grupo Prix e professor do curso de Comunicação Social da UFES