Em Julho, o Jornal A Gazeta divulgará a lista das empresas líderes na pesquisa Recall. Este é um trabalho desenvolvido pelo jornal há 3 anos, em parceria com o Instituto Futura. Para o leitor é uma oportunidade de conhecer as marcas mais lembradas pelos capixabas, e verificar se coincidem com as suas próprias preferências.

É curioso que após tento tempo de pesquisa, muitos capixabas ainda confundem o resultado e a importância do levantamento. Recall é a lembrança que temos de determinada categoria de produtos. O entrevistado tem que responder rapidamente a primeira marca que vem à sua mente, dentro de cada categoria. Isso justifica, por exemplo, a escolha por marcas que não consumimos, ou mesmo marcas que não se enquadram em nossas preferências, mas na visão do consumidor, faz todo sentido.

Por outro lado, o Recall pode ser de marcas que não existem mais, ou de categorias que se transformaram em nome de marcas. Por exemplo, se perguntado qual é a marca que vem à sua mente quando a categoria é cursos de línguas, a maioria dos entrevistados responde: Inglês.

O fato é que a pesquisa de Recall é uma excelente oportunidade, não só para as marcas líderes, mas também para as outras colocadas, pois demonstra muitas vezes, a necessidade de um trabalho de branding.

A propaganda é uma forte aliada na construção e na diferenciação das marcas e talvez, como decorrência disso, não necessariamente as líderes, são investidoras em propaganda e se utilizam desta ferramenta para o posicionamento de suas marcas.

Vejo a pesquisa de Recall como um forte indicativo para a propaganda, no investimento que as empresas fazem no desenvolvimento dos seus negócios e na fixação da sua imagem na mente dos seus consumidores. E você, quanto tempo dedica à sua marca?

Fernando Manhães,


É o Diretor do Grupo Prix e professor do curso de Comunicação Social da UFES