O presidente do Grupo Prix e a Abap ES Fernando Manhães , participou nesta sexta-feira , em Belo Horizonte , da reunião da Abap Nacional. A capital mineira foi palco do anúncio oficial da realização do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio de 2012 no WTC, em São Paulo.

Segundo Luiz Lara, presidente da Abap, o evento do ano que vem foi convocado por unanimidade pelas 36 entidades integrantes do Fórum da Indústria da Comunicação (Forcom). “O Congresso Brasileiro de Publicidade agora é o Congresso da Indústria da Comunicação porque o grande desafio do setor é a convergência, a necessidade de unir todas as disciplinas de comunicação”, aponta Lara, que espera receber duas mil pessoas durante os três dias de debates.

Embora a pauta do V Congresso ainda esteja em processo de formatação, os dirigentes da Abap reunidos em Belo Horizonte começaram a esboçar o programa. Dentre os temas levantados estão a convergência da comunicação e suas várias plataformas, o fortalecimento do mercado interno nacional, a internacionalização da publicidade brasileira, a educação e formação de novos profissionais, a liberdade de expressão comercial, a classe C e as oportunidades geradas com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A Reunião Nacional tratou também do guia Diretrizes para a Seleção de Agências de Publicidade, formatado pela entidade para evitar a realização de concorrências predatórias e fomentar o relacionamento duradouro entre agências e anunciantes. Desde a disponibilização do conteúdo do guia em um hotsite há um mês, a Abap tem trabalhado em fase de testes nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. O presidente da Abap ES pretende ampliar o esforço da entidade e trazer para o Espírito Santo essas diretrizes.

“O mercado está cada vez mais endurecido e fragil.Temos que assumir um compromisso de implantar um sistema de acompanhamento das concorrências aqui no Estado.Se for necessário , até faremos uma campanha para esclarecimento de todo o mercado. O que o guia traz são recomendações. A remuneração das agências pelos anunciantes nas concorrências é a maior barreira. Mas a Abap propõe a remuneração no sentido de reembolso de despesas.analisa Manhães.

Em linhas gerais, o guia sugere aos clientes a adoção de um briefing claro com indicação de investimento; o fornecimento de dados de mercado às agências; a participação de, no máximo, quatro agências, com perfis predefinidos; o prazo mínimo de quatro semanas para preparação de propostas; a remuneração mínima a todas as participantes; a não exigência de apresentação de peças finalizadas; o registro das ideias apresentadas na entidade depositária da Associação Brasileira de Propaganda (ABP); e o feedback sobre o resultado do processo.

Em 2010, uma pesquisa realizada pela Abap em parceria com o Ibope intitulada Como o brasileiro percebe e avalia a propaganda mostrou que 82% consumidores são favoráveis à utilização da publicidade em campanhas de responsabilidade social e de novas práticas sustentáveis. Alinhada ao posicionamento do público, a entidade apresentou em Belo Horizonte a primeira versão dos Indicadores de Sustentabilidade para a Indústria da Comunicação, cartilha desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A versão final será lançada até 16 de setembro. “Este é o último prazo de inscrição para os Diálogos Nacionais que discutirão os trabalhos que serão levados para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro em 2012). Os indicadores são instrumentos de consciência. Eles visam incentivar as agências a adotarem práticas sustentáveis, a influenciarem e serem influenciadas por fornecedores”, conta Marcelo Diniz, consultor da Abap e um dos responsáveis pelo projeto.

Para apresentar os indicadores, que têm como proposta servir como ferramenta de autoavaliação de práticas, a entidade fará um roadshow em todas as agências filiadas. Posteriormente, será criado o Prêmio Nacional de Sustentabilidade, que irá premiar os melhores cases e campanhas realizadas por agências e anunciantes. O capítulo mineiro da Abap, por sinal, já promove no estado o Prêmio Abap de Sustentabilidade.