Dentre as campanhas de pensamento sustentável que tiveram sucesso no Grupo Prix, postos em prática pela comissão de sustentabilidade ao longo dos últimos anos, uma das que mais se destacaram foi a “Tome no Caneco”.

Um dos grandes problemas em empresas que querem criar uma conscientização sustentável é a utilização desses copos plásticos. Sabe-se que o plástico, um derivado do petróleo, pode levar até 450 anos para se decompor.

A campanha “Tome no Caneco” veio com o intuito de substituir o uso de copos descartáveis por canecas – disponibilizadas pelo próprio Grupo Prix. Teve seu início em 2009 e, após uma série de etapas dentre ações de conscientização numa tentativa de eliminar o uso de copos plásticos na Prix, em 2011 a campanha atingiu seu objetivo. E mais uma vez fez jus ao mote “Para fazer a diferença, faça diferente agora”.

Banner exposto no prédio do Grupo Prix com divulgação da campanha

A ação. Os membros da comissão de sustentabilidade planejaram uma ação que consistia em encher o elevador do prédio do Grupo Prix com os copos descartáveis que foram usados durante dois meses (cerca de 2.000 unidades). Quando as portas do elevador fechavam, aparecia a mensagem que estava escondida pela porta retraída do elevador: “Esse lixo incomoda você?”. Atingindo, assim diretamente os colaboradores e até mesmo os visitantes que vinham à empresa. Perceberam o impacto de todo o lixo no próprio meio e tiveram a mínima ideia de como isso poderia agravar ainda mais a situação do planeta, no que diz respeito à poluição.

“Esse lixo incomoda você?” foi o mote utilizado em uma das ações da campanha

A campanha. Estrelada pelos próprios colaboradores, a campanha “Tome no Caneco” é uma ideia simples com um conceito bem humorado, e convidava todos a trocarem os copos descartáveis por canecas (disponibilizadas pela própria Prix), copos ou garrafas reutilizáveis.

E-mails marketing fizeram parte da campanha interna, feita pelos próprios colaboradores

E o resultado foi surpreendente: reverteu o consumo médio de 2.500 copos plásticos descartáveis/mês do início da campanha para uma redução quase 100%. Os colaboradores abraçaram a causa e ótimos resultados foram alcançados com o pensamento integrado em atitudes sustentáveis.