Dando continuidade ao balanço das ações de sustentabilidade que o Grupo Prix já proporcionou junto a seus colaboradores, este ano foi a vez do “Projeto dos 3R’s” – formas criativas, e algumas até inusitadas, de conscientizar o próximo sobre a importância se ser sustentável.

Foram aproveitadas outras ações já em vigor na empresa (por exemplo, a “Tome no Caneco” e a iniciativa de reduzir o uso do ar-condicionado à 2h/dia no período de inverno) e continuou-se o projeto com outros atos – visando sempre a prática da mudança de hábitos e costumes para atitudes conscientes e sustentáveis.

Os 3 R’s consistem em: Reciclar, Reduzir e Reutilizar.

Reduzir: consumir menos faz toda a diferença, tanto na questão ambiental quanto na econômica. Consumo consciente é a base do desenvolvimento sustentável, além de contribuir, também, para a gestão de recursos da empresa.

Reciclar:o planeta não comporta mais o ritmo de exploração que tem acontecido, e já mandou vários recados para avisar isso. A reciclagem, atualmente, é um consenso social e exige o envolvimento de todos com a prática de separação do lixo e reciclagem.

Reutilizar: encontrar novas formas de utilizar as coisas, além de colocar a criatividade à tona, aplica-se à preservação ambiental. Assim se gasta menos e, consequentemente, polui-se menos também.

Este projeto durou o ano todo. Dentre as ações realizadas, destacam-se: “Vá de Escada” e Papa-Pilhas.

“Vá de Escada”: A fim de motivar os colaboradores do Grupo Prix a se exercitarem, a ação “Vá de Escada” partiu de uma brincadeira. Foi colocada uma placa de “elevador em manutenção” em todos os andares do prédio da Prix e, assim, quem precisasse descer e/ou subir, o faria pela escada. Ao acreditar que o elevador estava desligado, os colaboradores praticaram o exercício de subir e descer degraus por três dias – até que a brincadeira foi “desmentida”.

A ação propiciou também a motivação à prática do exercício físico, que remete à mudança dos hábitos diários, assim como hábitos benéficos ao corpo e a saúde como um todo. Uma ação sem custo, mas com enorme impacto na conscientização.

Os colaboradores refletirem sobre a prática de exercícios e a redução de energia elétrica

Papa-pilhas e baterias: Em criação/produção o Papa Pilhas, o primeiro dos 3Rs (Reciclar) – um recipiente para descarte de pilhas e baterias para depois reciclar. A ideia é dar uma semente para os colaboradores que trouxerem pilhas e baterias de casa. Sabe-se que baterias e pilhas têm em suas composições materiais altamente tóxicos; assim, além da poluição ao meio ambiente, contaminação do solo e da água, causa males ao ser humano – que pode levar até a morte. Pilhas e bateriam podem levar de 100 a 500 anos para atingirem a decomposição.

Campanha interna pela divulgação do Papa-Pilhas

O Grupo Prix tem consciência da responsabilidade que tem com o meio ambiente. As ações sustentáveis de 2011 foram apenas alguns reflexos dessa consciência ambiental, e que pretendem ser estendidas também aos próximos anos. Afinal: para fazer a diferença, faça diferente agora.