Hoje, diferente de alguns anos atrás, o curso superior é uma realidade muito mais presente na vida das pessoas. Se antes concluir o ensino médio era o objetivo, agora o foco é sempre ir mais longe, graduação, pós, mestrado etc. Porém, conciliar o sonho do curso superior com a rotina diária nem sempre é tão simples.

Nesse cenário a Educação a Distância – EAD se apresenta como solução. Por ser um modelo de ensino, onde o aluno e professor estão separados fisicamente, mas conectados no meio virtual, graças as inovações da tecnologia, o aprendizado torna-se mais flexível e possível de adaptação as rotinas diárias.

A proposta da EAD é que as atividades educativas que ocorrem na modalidade presencial, sejam as mesmas no ambiente virtual, por meio das plataformas, de modo interativo e produtivo, assim como na sala de aula, sem que o aluno precise sair de casa ou tenha que parar sua rotina, para realizar o curso.

O que é preciso para realizar um curso na EAD?

Poucas ferramentas e muita determinação! É fundamental ter acesso a um computador, ou outra plataforma com função semelhante, notebook, tablet ou smartphone. Além disso, também é necessário ter acesso à internet de banda larga. Como as aulas e atividades são todas mediadas pela tecnologia esses recursos são indispensáveis, para acompanhar as aulas, você vai precisar acessar o ambiente virtual, baixar conteúdo e realizar os testes. Então evite contratempos, antes de se matricular garanta que terá essas ferramentas.

Desafios

Para aqueles que assumem o compromisso de se tornarem estudantes de EAD o principal desafio é manter o foco. Conciliar sua rotina diária com o estudo a distância e fazer com que o curso faça parte do cotidiano, não é tarefa fácil. Por isso antes de iniciar um curso analise e se certifique que está pronto para esse desafio. A EAD pode facilitar a realização do curso superior, mas é preciso ter determinação e dedicação.

Certificação do MEC

Os centros de EAD recebem sim a certificação do Ministério da Educação – MEC, até porque as instituições de Educação a Distância só funcionam se estiverem dentro dos termos estabelecidos no decreto que regulamenta o ensino (falaremos mais abaixo).

Mas caso você tenha dúvida sobre determinada instituição ser certificada pelo MEC, você pode consultar. O Ministério da Educação disponibiliza um espaço online onde situação da instituição pode ser verificada. É só acessar http://emec.mec.gov.br/ e realizar a consulta.

Todo esse processo e estrutura garantem a qualidade do ensino e a adequação dele aos parâmetros nacionais, além da infraestrutura necessária e a formação de um corpo docente competente.

Legislação

A Educação a distância é regulamentada no nosso país. Por meio do decreto decreto nº 9.057 de 2017 a EAD é caracterizada como processo — por meios tecnológicos — de difusão do saber, acompanhamento, realização de atividades e avaliações entre alunos e professores que podem estar tanto em locais distintos quanto momentos diversos.

O decreto também define termos referentes à oferta de vagas, à organização dos cursos (e aos respectivos projetos pedagógicos), ao desenvolvimento de atividades práticas e à infraestrutura que os polos devem ter.

Hora de começar!

Se você está certo de que esse é o momento de ingressar na EAD já pode começar a pesquisar suas opções. Inicie definindo o curso que deseja, tenha em mente o que o profissional da área escolhida faz e se possível entenda a rotina exigida dessa profissão. Nem sempre as carreiras são como imaginamos.

Definida a área de atuação, liste as instituições que oferecem o curso desejado e verifique se elas são credenciadas pelo MEC.

Nossa sugestão para você é a Unyleya, uma instituição com 11 anos de tradição e que oferta tanto cursos de Graduação quanto Pós-Graduação, tudo no formato EAD. A instituição é parceira do Grupo Prix e tem nota 5 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para saber mais acesse http://www.unyleya.edu.br/