O recente episódio envolvendo o Facebook, sobre a manipulação de informações dos seus usuários só tomou esta proporção porque se tratava do Facebook: uma grande marca mundial do ambiente da web. A gestão das marcas digitais que basicamente, utilizam-se dos meios digitais como forma de comunicação está sendo forçada a aprender como gerenciar as suas marcas em momentos de crise.

No mundo real as marcas já aprenderam como lidar com os meios tradicionais ou físicos, no momento em que os fatos não são favoráveis a elas. Entretanto, também padecem do mesmo problema das marcas digitais para gerir esse momento difícil no ambiente digital.

É importante lembrar que o trabalho de branding é de suma importância para a reputação, diferenciação e lembrança das marcas. Uma marca bem trabalhada se destaca das demais, segura o preço, aumenta o valor, gera independência das outras e pode garantir o futuro.

O que vemos hoje é que a maioria das marcas brasileiras, com raríssimas exceções, estão extremamente fragmentadas. Boa parte decorre de um fenômeno estrutural, pois o digital deu voz e poder aos consumidores. Manter os consumidores próximos e alinhados às suas crenças tornou-se um desafio num mundo em que, os fatos e informações também são produzidos pelos próprios consumidores, sem falar da velocidade em que as coisas são disseminadas.

O maior desafio aqui ficará a cargo dos gestores de marketing, que muitas vezes estão muito mais preocupados em fazer propaganda, do que em gerir suas marcas.

Fernando Manhães,

É o Diretor do Grupo Prix e professor do curso de Comunicação Social da UFES