“Sujar” o jornal foi basicamente o primeiro passo em direção ao nosso Leão de ouro de Cannes. A campanha, que nos rendeu o prêmio foi para a Realcafé, e contou com diferentes anúncios. Para o primeiro a proposta foi trabalhar com três páginas sequenciais do jornal. Na primeira colocamos manchas redondas de café por cima das notícias e a frase “Tinha um presentinho para você aqui, mas parece que alguém chegou na frente”. Na segunda página, outra vez os respingos de café por cima das notícias e a frase “Puxa vida, outra vez! Vire rápido a página, ainda tem mais um”. Na última página colamos o sachet com a frase “Ah! Finalmente” e o conceito “Com esse novo visual ficamos irresistíveis. Agora também em refil e sachet”. O objetivo da campanha, era justamente falar das novas embalagens do produto café solúvel, da Realcafé, que haviam sido reformulados, passando a ter, como parte da linha o sachet de 2 gramas.

Para atingir o público alvo, definido como formador de opinião, e fazer com que percebessem essa reformulação, em que a marca se tornava mais jovem, simpática e acessível, optamos por um anúncio impactante e criativo, gerando surpresa e aumentando a receptividade, para depois ser realizada a sustentação com anúncios menores, por isso a escolha do jornal impresso. Os anúncios seguintes foram reforçando o conceito que lançava a nova embalagem. Paralelo a isso foi realizada uma ação em que kits para degustação foram distribuídos.

A maioria das pessoas tem o hábito de ler jornal pela manhã, na hora do café, principalmente aos domingos. Esse fato criou uma situação inusitada: ao ler o jornal, várias pessoas tiveram a real impressão de que alguém na sua casa tinha lido o jornal antes e o manchado ao tomar café.

Depois da veiculação o cliente contabilizou um incremento de 10% nas vendas, além de termos alcançado o recall desejado. Com esta série de três anúncios veiculados no jornal A Gazeta, completamos, neste mês de junho, 15 anos desde a conquista do Leão de Cannes. E ainda hoje, a Prisma é a única agência de propaganda capixaba que conquistou o Leão de ouro do Festival.

O Festival
Cannes Lions, o Festival Internacional de Criatividade, é o maior evento de publicidade do mundo. O evento é realizado desde 1954 e reúne a cada ano mais de 15.000 delegados de quase 100 países, uma oportunidade para os profissionais da área se conectarem.

Os prêmios do evento são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. No ano de 2005, foi criada a categoria Titanium Lions para premiar as ideias mais inovadoras e audaciosas em comunicação. O Brasil é um dos países mais premiados no Festival, juntamente com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.

A Prisma é a única agência capixaba a receber um prêmio do festival, mas alguns profissionais aqui do estado também já foram premiados no evento. É a criatividade capixaba deixando sua marca para o mundo.