O maior evento de comunicação do Estado abriu suas portas para o público na tarde dessa quarta-feira, 23. Patrocinadores, mantenedores, apoiadores e estudantes marcaram presença na feira da 5º Comunica–ES e participaram das palestras ministradas nas Estações do Conhecimento Comunica e Rede Gazeta. Nesta quinta-feira, 24, o evento continua e a expectativa é de que até o encerramento, 8 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções de Vitória, local onde acontece a Comunica.

Na estação de conhecimento Comunica, o evento contou com a participação de Ronald Carvalho, presidente da ADVB-ES, que falou sobre “Espiritualidade e amor na gestão contemporânea” e, com muito bom humor, interagiu com a plateia e discorreu sobre a importância do bom relacionamento e do diálogo entre líder e equipe para uma boa gestão empresarial. Na sequência, o diretor da ADVB-ES, Eurípedes Pedrinha, deu a palestra sobre “Pesquisa de audiência: os números estão mudando”. Pedrinha abordou a importância de conhecer o consumidor e seus hábitos. “Todos nós temos a mania de estudar o meio, a mensagem e esquecer do consumidor. Precisamos fazer a pergunta básica: ‘quem é o meu público alvo?’, dessa forma, saberemos aproveitar da melhor forma as mudanças que estamos vivendo no cenário da comunicação”, disse.

A terceira palestra da Estação foi conduzida pelo gerente de contas especiais do segmento Marketing Direto RJ e ES dos Correios, Claúdio Uzêda. O palestrante falou sobre as soluções postais para o mercado de Marketing Direto que os Correios. “A mala direta é um serviço personalizado, permite a mensuração de resultados, além de ser fácil para a empresa. Através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinatários”, explicou. E para finalizar o ciclo de palestras da Estação do Conhecimento Comunica, a gerente comercial do Ibope Mídia RJ e ES, Mayra Vasconcellos, falou sobre o papel da pesquisa na transformação do consumo dos meios. “O consumidor adquiriu muita força com o advento das redes sociais. Ele é capaz de movimentar o mercado e gerar respostas, ao tornar público seus desejos e necessidades”, disse.

O espaço da Rede Gazeta, umas das patrocinadoras da 5º Comunica, também recebeu quatro palestrantes para o primeiro dia de evento. Para dar as boas–vindas ao público presente da Estação do Conhecimento da Rede, Michel Vasconcellos, gerente de inteligência competitiva da Rede Gazeta, falou sobre o tema “Consumo, logo existo: um olhar sobre o consumidor do varejo”. Em seguida, a convite da ABAP – ES, o jornalista Alexandre Secco apresentou o case “Somos todos responsáveis”, projeto que já tem visibilidade internacional. Secco falou sobre a influência da mídia na formação dos filhos e como os pais estão lidando com esse assunto. Na sequência, o presidente do Conselho Executivo das Normas – Padrão (Cenp), Caio Barsotti, apresentou a palestra “O tripé publicitário ainda existe?” e discutiu com o plateia questões relacionadas ao vínculo Agência, Veículo e Cliente.

Para finalizar o primeiro dia de palestras na Estação do Conhecimento Rede Gazeta, as memórias da propaganda capixaba foram relembradas pelo publicitário Antônio Carlos Barbieri. Barbieri compartilhou com a plateia vivências e experiências de mercado e seu projeto de registrar as Memórias da Propaganda Capixaba.

Confira as fotos do evento aqui: Fotos 5ª Comunica ES

Hoje, passará pela 5ª Comunica o presidente da Ademi-ES, Juarez Soares; o presidente da Fenabrave-ES, José Francisco Pereira da Costa; o presidente da Abap-RJ e vice-presidente da Fenapro, Glaucio Binder; o diretor de marketing do Grupo Veja, da Editora Abril, Fábio Luis dos Santos; o presidente do IVS, Pedro Silva; e a assessora jurídica da Fenapro, Helena Zoia.

Também marcará presença o coordenador acadêmico da Miami Ad School/ESPM-SP, Paulo André Bione, à convite da Atitude Educação Executiva. Paulo André Bione também estará na escola de negócios nos próximos dias 25 e 26 de maio para o curso de Criação com Ênfase em Redação, no auditório do Grupo Prix.